Primeiro programa - Print, comentários e tipos de dados

Vamos agora escrever nossos primeiros programas e aprender um pouco sobre sobre funções, comentários e tipos de dados.

Funções

Primeiramente, apenas para não prejudicar o entendimento do conteúdo que virá a frente, vamos falar um pouquinho, de forma bem superficial, sobre funções. Isto pois usaremos algumas funções já definidas pelo Python para trabalhar com os tipos de dados que veremos.

Funções são blocos, pedaços de códigos predefinidos que podem ser reutilizados. Funções podem receber parâmetros ou não. Parâmetros são informações passadas para a função, que utilizam este parâmetro para realizar algum cálculo ou transformação.

Funções podem retornar um valor final para ser utilizado posteriormente ou apenas exibir informações.

A forma usual de chamar uma função é através de seu nome, com os parâmetros dentro de parênteses. Caso a função não receba parâmetros, deve-se incluir os parênteses, mas sem nada dentro deles. A função print, por exemplo, recebe como parâmetro o que será exibido por ela.

A função print

Já vimos um pouco da função print no capítulo passado de Introdução. A função print, basicamente, “imprime” na tela, ou seja, exibe, aquilo que está dentro dos parênteses.

Atente que o funcionamento desta função mudou do Python 2 para o Python 3. No Python 3, print é, exclusivamente, uma função. Isso quer dizer que a única forma de chamar o print é como vimos acima, através do seu nome seguido de parênteses, com os parâmetros da função dentro dos parênteses, quando necessário.

No Python 2, você também poderia chamar o print como uma declaração, sem os parênteses. Isso eventualmente causava certa confusão e ambiguidade, e por isso, esta possibilidade foi removida no Python 3, visando aumentar a consistência da linguagem e acabar com as dúvidas sobre este assunto. Mas fique esperto, pois em muitas referências e bibliografias você poderá ver o código da seguinte forma:

print "Oi, Python"

No Python 3, isso não funciona mais, e retornará um erro. Por isso, fique esperto. Função print, só com parênteses, conforme o exemplo abaixo:

print("Oi, Python")

Comentários

Outra coisa importante que você também vai ver muito em códigos por aí são os comentários. Comentários são auto-explicativos. São anotações no código que não são executadas junto com o próprio, e servem para ilustrar, explicar ou incluir informações adicionais nele. No Python existem duas formas de comentários. O primeiro, o comentário de uma linha, deve ser antecedido por #, e transforma em comentário tudo que está a partir dele, até o final daquela linha. Ele não precisa estar no começo da linha, podendo começar logo após alguma linha de código. Veja exemplos:

# Isto é um comentário e não será executado pelo Python
print("Oi Python")
print("Explicando comentários") # isto também é um comentário e não será executado

Coloque este código em um novo arquivo e salve com o nome que quiser, e ao rodar, você verá que apenas os prints serão exibidos no seu Terminal.

Outra possibilidade é utilizar strings de múltiplas linhas como comentários. Strings de múltiplas linhas são definidas entre aspas triplas ("""), como no exemplo abaixo:

a = 10 + 5
"""
Agora vou escrever uma string bem longa para
mostrar que strings de múltiplas linhas podem
ser usadas como comentários
"""
print(a)

Um ponto de atenção é que, strings de múltiplas linhas, quando localizadas logo após a definição da assinatura de uma função, na definição de uma classe ou no começo de um módulo, são tratados como docstrings, que funcionam como documentação destes elementos. Estes, diferentemente de comentários precedidos por #, não são ignorados pelo parser interno do Python, e podem ser acessados programaticamente. Normalmente, isto não precisa ser um grande motivo de preocupação, mas é importante estar ciente desta informação.

Tipos básicos de Dados

O Python permite trabalhar com diferentes tipos de dados. Vamos a eles:

  • Strings - são dados definidos entre aspas duplas (") ou simples ('), representando texto, que normalmente é exibido por um programa ou exportado por ele. Ex: “Oi Python”
  • Números Inteiros (Integer) - são números sem casas decimais, números inteiros. São definidos simplesmente como um número inteiro comum. Ex: 5, 31, 150

Números decimais (float) - números com casas decimais, são definidos com o número e as casas decimais após o ponto. Floats, porém, são imprecisos, e para casos onde a precisão é vital, recomenda-se usar objetos Decimal, definidos no módulo decimal Ex: 5.67, 99.99

Boolean - utilizado para representar os conceitos de Verdadeiro ou Falso. Booleans só podem assumir estes dois valores, representados por True e False Ex: True, False

Lists - usados para representar sequências de valores, permitindo armazenar diferentes valores em uma mesma variável. Os itens são definidos dentro de colchetes. Ex: [“Joseph”, “Caroline”, “Adam”]

Tuples - A tupla tambem é um tipo de dado usado para armazenar sequências de valores. A diferença para as listas é que tuplas são imutáveis após serem definidas. Seus itens são definidos dentro de parênteses. Ex: (“Beatles”, “Queen”, “Rush”)

Set - São o terceiro tipo de dado utilizado para armazenar sequências de diferentes valores em uma mesma variável. A particularidade do set é que nele não existem valores repetidos, com o conjunto mantendo apenas 1 ocorrência de cada valor. Ex: {“Google”, “Apple”, “Microsoft”}

Dictionaries - Estrutura de dados utilizada para armazenar valores em um formato chave:valor. Ex: {“nome”: “Felipe”, “altura”: “174 cm”}

Abaixo, mostramos como cada um destes tipos é exibido pelo terminal Python. A função type, como o nome já indica, mostra o tipo de cada dado:

>>> type("exemplo de string")
<class 'str'>
>>> type(3)
<class 'int'>
>>> type(4.44)
<class 'float'>
>>> type(True)
<class 'bool'>
>>> type(["Joseph", "Caroline", "Adam"])
<class 'list'>
>>> type(("Beatles", "Queen", "Rush"))
<class 'tuple'>
>>> type({"Google", "Apple", "Microsoft"})
<class 'set'>
>>> type({"nome": "Felipe", "altura": "174 cm"})
<class 'dict'>

Conclusão

E assim, encerramos este capítulo. Nele, vimos um pouquinho da sintaxe básica, como criar comentários em seu código e também os tipos de dados que o Python permite que você trabalhe.