Variáveis

Neste capítulo, falaremos de variáveis. As variáveis são elementos que nos permitem guardar valores para reutilizar posteriormente. Imagine que você fez algum cálculo complexo com dados recuperados de alguma outra fonte, um banco de dados, por exemplo. Agora imagine que você deseja usá-lo posteriormente em seu programa. Não faz sentido recuperar todas as informações e fazer o cálculo todo novamente. Para isso, usamos as variáveis.

Definindo variáveis

Para definir uma variável no Python, basta digitar um nome para a própria, o sinal de igual e o valor que se deseja que ela armazene.

Uma variável em Python pode armazenar praticamente qualquer coisa. Números, strings, listas, dicionários.

Os nomes de variáveis em Python precisam começar com uma letra ou com um underscore (_). Números podem ser usados se não estiverem no começo.

Variáveis em Python também não possuem tipos definidos. Desta forma, uma mesma variável que armazena inicialmente uma string, pode depois armazenar um número inteiro, ou uma lista. Vamos então a um exemplo de definição de variáveis:

a = 3
b = 7
print(a+b)

a = "Agora uma string"
print(a)

> 10
> Agora uma string

Você também pode designar a uma variável o valor de outra variável. Prosseguindo com o exemplo acima:

b = a
print(b)

> Agora uma string

Também é possível definir mais de uma variável de uma vez. Caso o valor seja igual para todas, utilize o sinal de igual entre os nomes das variáveis. Caso seja diferente, use vírgulas entre os nomes das variáveis e entre os valores de cada uma delas. Veja os exemplos abaixo:

# Definição de múltiplas variáveis com valores iguais
x = y = z = 10
print(x)
print(y)
print(z)

# Definição de múltiplas variáveis com valores diferentes
x, y, z = 10, 20, 30
print(x)
print(y)
print(z)

> 10
> 10
> 10
> 10
> 20
> 30

Lembre-se que vimos no capítulo anterior o sinal de comparação ==. É muito importante não confundir o sinal de comparação == e o sinal de atribuição =. Para definir uma variável, use sempre =, e para fazer uma comparação, saber se dois valores ou variáveis são iguais, use sempre ==.

A função input()

Aqui, aproveitamos para apresentar a função input(). Esta função é utilizada para captar informações enviadas pelo usuário. Ela pode receber um parâmetro, que será uma mensagem exibida ao usuário antes que ele insira o que deseja.

A entrada inserida pelo usuário pode ser salva e utilizada posteriormente. No exemplo abaixo, a entrada digitada pelo usuário é salva na variável nome e depois é impressa, juntamente com a mensagem desejada. No exemplo, logo após a exibição da mensagem Olá, qual o seu nome?, o programa aguardará o input do usuário. Após digitar seu nome, você deve apertar o Enter, para que o código prossiga:

nome = input("Olá, qual o seu nome?\n")
print("Olá, %s" % nome)

> Olá, qual o seu nome?
Felipe
> Olá, Felipe

Conclusão

Neste capítulo vimos como utilizar variáveis. Variáveis são essenciais na programação, pois você pode guardar valores inputados pelo usuário ou armazenar o resultado de algum cálculo feito, eliminando a necessidade de refazer este cálculo sempre que quiser utilizar seu resultado.

Basicamente, uma variável é definida escolhendo seu nome, colocando um sinal de =, e após destes, o valor que a variável irá assumir.