Onde aprender Python de graça?

December 23, 2015

Olá pessoal,

Em breve farei aqui alguns posts sobre Python, explicando funções interessantes, coisas mais básicas, análise de dados com Pandas, Numpy, Scikit-learn, entre outros. Existe uma certa escassez de material sobre Python atualizado em português (eles existem, mas acredito que deveria haver mais) e eu vou tentar prover algumas coisas que possam suprir um pouco dessa falta.

Mas, enquanto isso não acontece, eu reuni muitos recursos para que vocês possam aprender Python da forma que acharem melhor. Como existe a falta que falei, teremos mais coisas em inglês do que português, mas vou tentar reunir o que há de melhor. Ah, tudo o que estiver nessa lista será acessível (oficialmente) gratuitamente. Para cada recurso, falarei um pouco sobre o mesmo, vantagens, pontos de interesse. Primeiro, os recursos em português, e depois em inglês. Vamos lá:

Em Português

Codecademy

Codecademy é um site totalmente voltado para aprendizagem de programação. Eles possuem cursos gratuitos de diversas linguagens, com um método focado em mostrar primeiro as lições e depois usar exercícios para fixação. Você faz os exercícios no próprio navegador, o que é bem prático pois não é necessário instalar nada. Você apenas cria sua conta para poder salvar seu progresso e ir fazendo as lições na velocidade que bem entender. Os exercícios pedem uma resposta correta para que você possa passar para a próxima lição, mas eles também lhe dão dicas quando você está empacado. Os cursos começam com nível bem iniciante e eventualmente expõe alguns assuntos mais avançados. Muito recomendado para quem está começando. Usa Python 2.

Tutorial Aprenda a Programar

Ótimo tutorial criado pelo Luciano Ramalho, cobrindo grande parte da linguagem. É um ótimo ponto para começar. Código em Python 2.

Blog Python Help

O blog Python Help, apesar de não ter (ou eu não ter encontrado, hehe) um tutorial estruturado como um passo a passo, possui diversos posts com dicas e códigos para assuntos específicos. As dicas costumam ser bem explicadas, com códigos de exemplos e comentários. Costuma ter o código tanto para Python 3 quanto para Python 2.

Blog Aprendendo Python

Blog com bastante conteúdo de Python, tendo posts que falam sobre código e também posts mais gerais, falando de assuntos como mercado, perfis de pessoas da comunidade Python, etc.

Livro Python para Desenvolvedores

O livro Python para Desenvolvedores do Luiz Eduardo Borges, também cobre muita coisa do Python, contando inclusive com tópicos mais avançados. A versão para Python 2.6 é gratuita e pode ser baixada no link acima, enquanto que a versão para Python 3 pode ser comprada. Excelente livro, bastante completo.

Em inglês

Learn Python The Hard Way

Referência clássica para o aprendizado da linguagem, vai do início ao fim mostrando passo a passo toda a funcionalidade básica do Python, com operações, listas, trabalho com arquivos, etc. Excelente.

Tutorial Oficial: Python 2 ou Python 3

Tutorial oficial das duas versões do Python. São referências bem completas e estão sempre atualizadas, com revisões constantes a medida que a linguagem vai recebendo novos releases. Bastante informação.

Automate The Boring Stuff With Python

Este é um dos que acho mais legais. Ele te ensina o básico do Python e então lhe mostra como fazer várias tarefas repetitivas e chatas automaticamente com Python. Tarefas como renomear vários arquivos, trabalhar com planilhas em Excel, extrair informações de várias páginas da internet. Muito útil.

PythonProgramming.net

Esse também é excelente. Muitos (muitos mesmo) tutoriais com códigos e explicações, divididos entre temas (Básico, Web Dev, Game Dev, Finanças, entre outros). Muito conteúdo, do iniciante ao avançado. Altamente recomendado.

Making games with Python and Pygame

Do mesmo criado do “Automate Boring Stuff”, esse é para quem acha que terá mais motivação com um material mais voltado para Desenvolvimento de Jogos. O autor recomenda um conhecimento mínimo de Python para ler tudo, mas diz que mesmo sem este conhecimento é possível aproveitar e aprender.

How to think like a computer scientist

Representação interativa do livro “How To Think Like a Computer Scientist”. Explica muita coisa, contendo muito código e também muita teoria. O código sendo rodado interativamente no navegador ajuda bastante.

Bem, acho que para começar está bom. Como podemos ver, temos recursos mais elaborados em inglês, principalmente no que tange ao uso mais específico da linguagem Python, como o Desenvolvimento de Games, aplicações financeiras. Para o básico do Python, a língua portuguesa até está bem servida, mas para casos especiais, ainda existe uma escassez considerável.

Vamos tentar mudar isso? :)